Se Liga no Texto

Onde a leitura e a tecnologia modificam o modo de pensar.

Você sabia …

maio20

Em 2010, o vulcão Eyjafjallajökull pode ter deixado os irlandeses acometidos de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconióticos. Complicado?

Essa palavra ganhou registro oficial pela primeira vez em 2001, no Dicionário Houaiss, como sendo a maior palavra da Língua Portuguesa. Refere-se à doença pulmonar aguda causada pela respiração de cinzas vulcânicas. Sendo, no entanto, uma palavra composta por uma amalgama de síndromes, duplicando a definição que corresponde à doença silicose.  Não obstante, o fato de ser uma palavra fictícia, como se encontra dicionarizada, tornou-se dessa forma a maior palavra da língua portuguesa registrada em dicionário.

NOTA – amalgama de síndromes – é  a composição em que se misturam de forma arbitrária e imprevista dois ou mais lexemas.

Você sabia …

abril14

Já ouviu falar em sinais diacríticos?  Diacrítico é a %#@!

Calma, não precisa se ofender.

Estamos falando dos sinais gráficos que aplicamos às letras para mudar o som delas.

É o caso dos acentos gráficos, da cedilha, do trema (não podemos esquecer, foi abolido pelo Novo Acordo Ortográfico) e do til.

O uso da vírgula

dezembro3

A vírgula pode parecer, à primeira vista, um elemento supérfluo ou, até mesmo, inútil. Porém, em muitos casos, ele é o elemento que desfaz ambiguidades ou que modifica o sentido de um texto. Esse excelente texto do comercial da ABI, apresenta a importância do uso correto desse sinal de pontuação.

Vícios de linguagem – Tautologia

dezembro3

Entre os vícios de linguagem existe o que se chama Tautologia, que é quando o pleonasmo (nome tradicional que se dá à redundância no âmbito das palavras), dá a impressão de um desconhecimento preciso da significação dos termos usados em uma expressão ou frase.

Deforma que fique bem entendido assista ao vídeo abaixo:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
« Older Entries
  • Login
  • WordPress
  • Fale Conosco

  • Large Visitor Globe