Se Liga no Texto

Onde a leitura e a tecnologia modificam o modo de pensar.

A origem do Dia das Mães

maio13

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a Mãe dos deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de “Mothering Day”, fato que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Dia das Mães  também designado de Dia da Mãe , teve sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anny com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica. E é considerada uma data que move muito o comércio brasileiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
posted under Geral, Leituras
2 Comments to

“A origem do Dia das Mães”

  1. On maio 29th, 2012 at 19:11 Thiago Says:

    Muito interessante!!!

    Gostaria, porém, de acrescentar as informações abaixo a fim de contribuir mais para a história dessa data tão importante.

    Annie Jarvis obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914 quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother’s Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decoradas com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.

    Abçs a todos.

  2. On maio 30th, 2012 at 11:42 Cristina Says:

    Obrigado, Thiago.
    Colaboração para melhorar o blog é sempre bem vinda.
    Continue nos visitando.
    Abraços,
    Profª.Teresa

Email will not be published

Website example

Your Comment:

IMPORTANT! To be able to proceed, you need to solve the following simple math (so we know that you are a human) :-)

What is 4 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
 
  • Login
  • WordPress
  • Fale Conosco

  • Large Visitor Globe